segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BRIGADA ESTUDANTIL DE SAÚDE - SUZANO/SP


Por Walter Titz Neto, militante do núcleo Paulo Petry da UJC


Suzano é uma cidade atípica no Estado de São Paulo, com respeito à saúde pública. Durante cinco dias, do dia 09 ao dia 13 de agosto, doze estudantes da Escola Latino Americana de Medicina puderam perceber essa diferença. A cidade tem avançado na implantação de medidas públicas para a saúde, como é o caso da UBSF, Unidade Básica de Saúde da Família, que conta com uma equipe básica de saúde, na qual o médico é apenas um profissional, assim como o enfermeiro, o psicólogo, o agente comunitário, entre outros profissionais.

Os estudantes brasileiros vindos de Cuba, entre eles três estudantes do núcleo Paulo Petry da UJC, realizaram um trabalho voluntário junto ao bairro São José, na mesma cidade de Suzano. A UBSF local conta com dois médicos generalistas, um deles graduado em Cuba – outra peculiaridade da cidade.

O bairro é habitado por mais de 15 mil pessoas e, apesar dos avanços na área da saúde, ainda são evidentes e marcantes os problemas, como, por exemplo, a comunidade contar com apenas dois médicos generalistas para o já citado número de habitantes – mais de 15 mil! Há muitas casas semi-construídas, quando não destruídas, e o problema com o esgoto, e o mal cheiro, existe em quase todas as ruas.

A Brigada Estudantil pela Saúde, BES, de São Paulo notou como é triste a realidade de quem vive a esperar – por dias melhores. Suzano não foge à regra quanto às más condições das moradias, lotadas e a maioria apresentando umidade, nem em relação à frustração dos jovens – cada vez mais perdidos e sem oportunidades em meio aos padrões capitalistas.

Mas entre tantas casas, tantas lágrimas e sorrisos, na vontade por ouvir e na ansiedade de falar, aprendemos e abrimos um espaço importante de discussão com a população, expressada na fala da Gerente da UBSF no último dia de trabalho voluntário: “um mundo melhor é possível por meio do socialismo”.

A solidariedade trazida desde Cuba, junto à Medicina, encontrou um abrigo no coração da população de Suzano e o “bichinho” do Socialismo começa a fomentar novas paixões. Aos jovens estudantes fica mais uma lição de humanidade desde esse povo brasileiro e a certeza de que a BES – São Paulo deve continuar, com o seu trabalho de promoção e prevenção da saúde, contagiando outras cidades.

Viva o povo de Suzano!Viva o povo cubano, solidarizando a esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário